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Psicanálise

Justificativa:

A Terapia psicanalítica estimula a pessoa a se conhecer melhor, aceitando suas limitações, ajustando suas questões mal resolvidas e que geram sofrimento e angústia, aprimorando seus pontos fortes, permitindo sua transformação.
Neste curso, temos a intenção de oferecer aos alunos uma visão geral e ampla do que é a psicanálise a partir de Freud onde o aluno terá acesso as principais correntes psicanalíticas como; Jung, Lacan, Melanie Klein, Winnicott entre outros, ou seja, do clássico ao contemporâneo, para que o aluno tenha acesso conhecimento necessário para a formação teórica do analista.

Objetivos:

Temos como objetivo, oferecer aos alunos uma visão geral sobre a psicanálise, do clássico ao contemporâneo, um aprofundamento. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas. Compreender os fundamentos teóricos-técnicos e as práticas da técnica psicanalítica, desenvolvendo um método de investigação dos processos mentais.

Conteúdo programático:
MÓDULO I: FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

DISCIPLINA I:

Fundamentos da Psicanálise: Formação do Ego, Desenvolvimento psíquico, Mecanismo de Defesa (1ª e 2ª Tópica) – 60 h/a

Ementa:

Introdução às teorias e conceitos da Psicanálise através do pensamento e o percurso de Sigmund Freud (Pai da Psicanálise). Conhecer as 7 escolas clássicas de psicanálise e as principais correntes da teoria psicanalítica. Entender o processo de constituição do sujeito e da personalidade. Este módulo visa também entender o conjunto de operações mentais que visam a proteção do (Ego), contra as agressões internas (de ordem pulsional) e externas. Neste módulo iremos aprender para que serve cada mecanismo de defesa e a ligação com a vida cotidiana do indivíduo.

Bibliografia básica:

FENICHEL, OTTO. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, Vol. I – XXI. Rio de Janeiro: Imago.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DISCIPLINA II:

Formação Psicossexual, Complexo de Édipo – 30 h/a

Ementa:

Este módulo visa entender sob olhar psicanalítico de como a criança passa por cada um dos estágios psicossexuais e como esses estágios podem afetar a vida adulta. Ampliação do entendimento da sexualidade infantil na teoria psicanalítica. Este módulo visa também entender sob olhar psicanalítico de como a criança passa pela fase do complexo de Édipo, bem como o seu desenvolvimento em cada etapa, quais os sintomas e consequências do Édipo na vida adulta.

Bibliografia básica:

FENICHEL, OTTO. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, Vol. I – XXI. Rio de Janeiro: Imago.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007

DISCIPLINA III:

Psicopatologias: Neuroses, Perversão, Psicoses – 30 h/a

Ementa:

Este módulo visa identificar e compreender a Psicopatologia e seus processos, exercitando a elaboração de diagnóstico. Compreendendo o mecanismo psicopatológico, bem como a linha de tratamento passando pelas estruturas clínicas Neurose, Perversão e Psicose.

Bibliografia básica:

FENICHEL, OTTO. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, Vol. I – XXI. Rio de Janeiro: Imago.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007

DISCIPLINA IV:

Psicanálise, Educação e Inclusão – 30 h/a

Ementa:

Especificidades da psicanálise na educação. Compreensão e discussão das diversas patologias e deficiências na articulação das práticas de uma educação inclusiva.

Bibliografia básica:

FREUD, Sigmund. [1918] Sobre o ensino da Psicanálise nas universidades. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. 1996, vol. 17.
FREUD, Sigmund. [1914] Algumas considerações sobre a psicologia do escolar. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. 1996, vol. 13.
FREUD, Sigmund. [1925] Prefácio à juventude desorientada, de Aichhorn. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. 1996, vol. 19.

DISCIPLINA V:

Fundamentos de Carl G. Jung, 30 horas – 30 h/a

Ementa:

Este módulo visa levar o aluno ao contato com a obra de Carl Gustav Jung, dando-lhe fundamentos teóricos-clínicos, passando pela Psicologia analítica de Jung e suas principais contribuições bem como a aplicação na prática clínica.

Bibliografia básica:

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1969.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. In: Obras Completas de C.G. Jung, vol. IX/1. Petrópolis: Vozes, 2011
JUNG, Carl Gustav. JUNG, C.G. A dinâmica do inconsciente. Obras completas (vol. VIII). Petrópolis: Vozes, 1998.

DISCIPLINA VI:

Psicanálise e relacionamentos no mundo líquido: Da modernidade em Sigmund Freud à modernidade líquida em Zygmund Bauman – 30 h/a

Ementa:

A psicanálise, sociedade e sujeitos. Estrutura clínicas em Freud e análise da modernidade. Releitura de Bauman sobre Freud e análise do conceito teórico de modernidade líquida. Análise da “Modernidade Líquida” como um tempo de desbussolamento do sujeito, de escape e perda de referencial. Relações entre essa modernidade e as estruturas psíquicas existentes e reconhecidas pela psicanálise Freud-lacaniana, resultando no entendimento de que as formas de gozo se multiplicaram e seu valor simbólico para o sujeito se estilhaçou; aquilo que era a regra, hoje é mais um dos desvios dos sintomas.

Bibliografia básica:

Freud, S. O mal-estar na civilização. In O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos (edição standard brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XXI (pp. 75-174). Rio de Janeiro: Imago.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
Bauman, Z. & Dessal, G. O retorno do pêndulo: sobre a psicanálise e o futuro do mundo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

DISCIPLINA VII:

Fundamentos em Jacques Lacan – 30 h/a

Ementa:

Levar o aluno ao contato com a obra de Jacques Lacan, dando-lhe fundamentos teóricos clínicos.
Este módulo aborda a psicanálise de Lacan com ênfase no seu retorno a Freud. Examina as críticas ao modelo freudiano de subjetividade e a introdução ao problema da linguagem.
Relaciona-se os conceitos e matemas de Lacan com a experiência clínica do tratamento. Fundamentos dados por Jacques Lacan para a psicanálise do homem do século XXI.

Bibliografia básica:

FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998
QUINET, Antônio. Os outros em Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2012
ELDESLSTEIN, Alfredo. Modelos, Esquemas e grafos no ensino de Lacan. Toro Editora, 2019.

DISCIPLINA VIII:

Clínica psicanalítica – Impasses da clínica contemporânea e especificidades no atendimento – 30 h/a

Ementa:

A clínica contemporânea e seus impasses. Especificidades no atendimento. O estatuto do campo psicanalítico e as mudanças da sociedade. O que o sujeito produz como montagem sintomática é fruto do tempo e do meio em que vive, pois ele está imerso neste universo. Suas produções não são refratárias ao seu universo cultural, histórico e temporal. O sintoma precisa, então, ser contextualizado como sintoma na cultura.

Bibliografia básica:

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. (2010). O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34. BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.
BACKES, C., org. A clínica psicanalítica na contemporaneidade [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, 118 p. Disponível: https://static.scielo.org/scielobooks/ckhzg/pdf/costa-9788538603870.pdf (acessado em 11/05/2022).
FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

DISCIPLINA IX:

Atendimento psicanalítico com crianças e adolescentes – 30 h/a

Ementa:

Este módulo visa fomentar discussões teóricas e práticas sobre a criança no setting analítico. Identificar quais são os comportamentos da criança e da família. Em qual posição o analista deve ficar. Como começar, entrevista inicial, tratativa junto aos pais, o processo transferencial, a fantasia e o lúdico na infância, quando o analista deve intervir.

Bibliografia básica:

KLEIN, Melanie. (1926). Psicanálise da Criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.
WINNICOTT, Donald W. (1975). O brincar e a realidade. Editora: APGIQ
ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teórica, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.

DISCIPLINA X:

Técnicas Projetivas: Arteterapia – 30 h/a

Ementa:

Esta disciplina visa ampliar a percepção e consciência de nossos conflitos emocionais da psique, que propõe a utilização das expressões artísticas como ferramentas de um processo terapêutico, caracterizando-se como uma prática catalisadora do equilíbrio envolvendo níveis motores e emocionais, promovendo o resgate, o diálogo e a comunhão das funções negligenciadas, esquecidas e reprimidas no inconsciente.

Bibliografia básica:

DIBO, M. & ARCURI, I. G. Arteterapia e mandalas: uma abordagem junguiana. São Paulo: Vetor, 2010
WINNICOTT, Donald W. (1975). O brincar e a realidade. Editora: APGIQ
KLEIN, Melanie. (1926). Psicanálise da Criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.

DISCIPLINA XI:

Neurociência – 30 h/a

Ementa:

Este módulo visa levar o aluno em contato com a Neurociência, passando pelo sistema nervoso e suas funcionalidades, além de estruturas e processos de desenvolvimento, compreendendo as bases neurofisiológicas do sistema nervoso e a relação com o comportamento e formação de memórias.

Bibliografia básica:

BEAR Mark F. (2017). Neurociências, desvendando o sistema nervoso. Editora Artmed.
RELVAS Marta P. (2011). Neurociência e transtornos de aprendizagem. Editora Wak
DOIDGE Norman (2011). O cérebro que se transforma: Como a neurociência pode curar as pessoas. Editora Record

MÓDULO II – Prática de consultório – 90h/a

Análise Pessoal – 28 horas
Estágio Clínico – 50 horas
Supervisão Clínica – 12 horas

Público-alvo:

O curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas.

TOTAL DE HORAS: 450H/A

Perguntas. Sobre Psicanálise e sua formação profissional!

  • Concluir o curso de Psicanálise me permite clinicar?

    Sim. O curso de Psicanálise permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista.

  • O Curso tem registro no MEC?

    Nenhum curso de Psicanálise é reconhecido pelo MEC, assim como nenhum curso de Psicanálise no âmbito Universitário, e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pelo instituto Gold. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

  • Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?

    É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

  • Por que o Curso é aberto às várias profissões?

    Desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

  • O que regulamenta a profissão de Psicanalista?

    No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Reprisando: pode ser exercida em todo o País.

  • Qual o objetivo da Formação?

    Preparar os profissionais para utilização dos princípios de atendimento Psicanalítico em consultório, desenvolvendo uma abordagem conceitual e pratica dos fundamentos da clinica de atendimento, do clássico ao contemporâneo

  • Quem é o público alvo?

    Professores, Engenheiros, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Médicos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

  • Ao terminar o curso posso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?

    Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as atividades exigidas, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.

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