Justificativa:
A Terapia psicanalítica estimula a pessoa a se conhecer melhor, aceitando suas limitações, ajustando suas questões mal resolvidas e que geram sofrimento e angústia, aprimorando seus pontos fortes, permitindo sua transformação.
Neste curso, temos a intenção de oferecer aos alunos uma visão geral e ampla do que é a psicanálise a partir de Freud onde o aluno terá acesso as principais correntes psicanalíticas como; Jung, Lacan, Melanie Klein, Winnicott entre outros, ou seja, do clássico ao contemporâneo, para que o aluno tenha acesso conhecimento necessário para a formação teórica do analista.
Objetivos:
Temos como objetivo, oferecer aos alunos uma visão geral sobre a psicanálise, do clássico ao contemporâneo, um aprofundamento. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas. Compreender os fundamentos teóricos-técnicos e as práticas da técnica psicanalítica, desenvolvendo um método de investigação dos processos mentais.
Conteúdo programático:
MÓDULO I: FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
DISCIPLINA I:
Fundamentos da Psicanálise: Formação do Ego, Desenvolvimento psíquico, Mecanismo de Defesa (1ª e 2ª Tópica) – 60 h/a
Ementa:
Introdução às teorias e conceitos da Psicanálise através do pensamento e o percurso de Sigmund Freud (Pai da Psicanálise). Conhecer as 7 escolas clássicas de psicanálise e as principais correntes da teoria psicanalítica. Entender o processo de constituição do sujeito e da personalidade. Este módulo visa também entender o conjunto de operações mentais que visam a proteção do (Ego), contra as agressões internas (de ordem pulsional) e externas. Neste módulo iremos aprender para que serve cada mecanismo de defesa e a ligação com a vida cotidiana do indivíduo.
Bibliografia básica:
FENICHEL, OTTO. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, Vol. I – XXI. Rio de Janeiro: Imago.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DISCIPLINA II:
Formação Psicossexual, Complexo de Édipo – 30 h/a
Ementa:
Este módulo visa entender sob olhar psicanalítico de como a criança passa por cada um dos estágios psicossexuais e como esses estágios podem afetar a vida adulta. Ampliação do entendimento da sexualidade infantil na teoria psicanalítica. Este módulo visa também entender sob olhar psicanalítico de como a criança passa pela fase do complexo de Édipo, bem como o seu desenvolvimento em cada etapa, quais os sintomas e consequências do Édipo na vida adulta.
Bibliografia básica:
FENICHEL, OTTO. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, Vol. I – XXI. Rio de Janeiro: Imago.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007
DISCIPLINA III:
Psicopatologias: Neuroses, Perversão, Psicoses – 30 h/a
Ementa:
Este módulo visa identificar e compreender a Psicopatologia e seus processos, exercitando a elaboração de diagnóstico. Compreendendo o mecanismo psicopatológico, bem como a linha de tratamento passando pelas estruturas clínicas Neurose, Perversão e Psicose.
Bibliografia básica:
FENICHEL, OTTO. Teoria Psicanalítica das Neuroses. Rio de Janeiro: Atheneu, 1981.
FREUD, Sigmund. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira, Vol. I – XXI. Rio de Janeiro: Imago.
NÁSIO, Juan-David. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007
DISCIPLINA IV:
Psicanálise, Educação e Inclusão – 30 h/a
Ementa:
Especificidades da psicanálise na educação. Compreensão e discussão das diversas patologias e deficiências na articulação das práticas de uma educação inclusiva.
Bibliografia básica:
FREUD, Sigmund. [1918] Sobre o ensino da Psicanálise nas universidades. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. 1996, vol. 17.
FREUD, Sigmund. [1914] Algumas considerações sobre a psicologia do escolar. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. 1996, vol. 13.
FREUD, Sigmund. [1925] Prefácio à juventude desorientada, de Aichhorn. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. 1996, vol. 19.
DISCIPLINA V:
Fundamentos de Carl G. Jung, 30 horas – 30 h/a
Ementa:
Este módulo visa levar o aluno ao contato com a obra de Carl Gustav Jung, dando-lhe fundamentos teóricos-clínicos, passando pela Psicologia analítica de Jung e suas principais contribuições bem como a aplicação na prática clínica.
Bibliografia básica:
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1969.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. In: Obras Completas de C.G. Jung, vol. IX/1. Petrópolis: Vozes, 2011
JUNG, Carl Gustav. JUNG, C.G. A dinâmica do inconsciente. Obras completas (vol. VIII). Petrópolis: Vozes, 1998.
DISCIPLINA VI:
Psicanálise e relacionamentos no mundo líquido: Da modernidade em Sigmund Freud à modernidade líquida em Zygmund Bauman – 30 h/a
Ementa:
A psicanálise, sociedade e sujeitos. Estrutura clínicas em Freud e análise da modernidade. Releitura de Bauman sobre Freud e análise do conceito teórico de modernidade líquida. Análise da “Modernidade Líquida” como um tempo de desbussolamento do sujeito, de escape e perda de referencial. Relações entre essa modernidade e as estruturas psíquicas existentes e reconhecidas pela psicanálise Freud-lacaniana, resultando no entendimento de que as formas de gozo se multiplicaram e seu valor simbólico para o sujeito se estilhaçou; aquilo que era a regra, hoje é mais um dos desvios dos sintomas.
Bibliografia básica:
Freud, S. O mal-estar na civilização. In O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos (edição standard brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XXI (pp. 75-174). Rio de Janeiro: Imago.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
Bauman, Z. & Dessal, G. O retorno do pêndulo: sobre a psicanálise e o futuro do mundo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
DISCIPLINA VII:
Fundamentos em Jacques Lacan – 30 h/a
Ementa:
Levar o aluno ao contato com a obra de Jacques Lacan, dando-lhe fundamentos teóricos clínicos.
Este módulo aborda a psicanálise de Lacan com ênfase no seu retorno a Freud. Examina as críticas ao modelo freudiano de subjetividade e a introdução ao problema da linguagem.
Relaciona-se os conceitos e matemas de Lacan com a experiência clínica do tratamento. Fundamentos dados por Jacques Lacan para a psicanálise do homem do século XXI.
Bibliografia básica:
FINK, Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998
QUINET, Antônio. Os outros em Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2012
ELDESLSTEIN, Alfredo. Modelos, Esquemas e grafos no ensino de Lacan. Toro Editora, 2019.
DISCIPLINA VIII:
Clínica psicanalítica – Impasses da clínica contemporânea e especificidades no atendimento – 30 h/a
Ementa:
A clínica contemporânea e seus impasses. Especificidades no atendimento. O estatuto do campo psicanalítico e as mudanças da sociedade. O que o sujeito produz como montagem sintomática é fruto do tempo e do meio em que vive, pois ele está imerso neste universo. Suas produções não são refratárias ao seu universo cultural, histórico e temporal. O sintoma precisa, então, ser contextualizado como sintoma na cultura.
Bibliografia básica:
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. (2010). O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34. BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2013.
BACKES, C., org. A clínica psicanalítica na contemporaneidade [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, 118 p. Disponível: https://static.scielo.org/scielobooks/ckhzg/pdf/costa-9788538603870.pdf (acessado em 11/05/2022).
FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
DISCIPLINA IX:
Atendimento psicanalítico com crianças e adolescentes – 30 h/a
Ementa:
Este módulo visa fomentar discussões teóricas e práticas sobre a criança no setting analítico. Identificar quais são os comportamentos da criança e da família. Em qual posição o analista deve ficar. Como começar, entrevista inicial, tratativa junto aos pais, o processo transferencial, a fantasia e o lúdico na infância, quando o analista deve intervir.
Bibliografia básica:
KLEIN, Melanie. (1926). Psicanálise da Criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.
WINNICOTT, Donald W. (1975). O brincar e a realidade. Editora: APGIQ
ZIMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teórica, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999.
DISCIPLINA X:
Técnicas Projetivas: Arteterapia – 30 h/a
Ementa:
Esta disciplina visa ampliar a percepção e consciência de nossos conflitos emocionais da psique, que propõe a utilização das expressões artísticas como ferramentas de um processo terapêutico, caracterizando-se como uma prática catalisadora do equilíbrio envolvendo níveis motores e emocionais, promovendo o resgate, o diálogo e a comunhão das funções negligenciadas, esquecidas e reprimidas no inconsciente.
Bibliografia básica:
DIBO, M. & ARCURI, I. G. Arteterapia e mandalas: uma abordagem junguiana. São Paulo: Vetor, 2010
WINNICOTT, Donald W. (1975). O brincar e a realidade. Editora: APGIQ
KLEIN, Melanie. (1926). Psicanálise da Criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.
Ementa:
Este módulo visa levar o aluno em contato com a Neurociência, passando pelo sistema nervoso e suas funcionalidades, além de estruturas e processos de desenvolvimento, compreendendo as bases neurofisiológicas do sistema nervoso e a relação com o comportamento e formação de memórias.
Bibliografia básica:
BEAR Mark F. (2017). Neurociências, desvendando o sistema nervoso. Editora Artmed.
RELVAS Marta P. (2011). Neurociência e transtornos de aprendizagem. Editora Wak
DOIDGE Norman (2011). O cérebro que se transforma: Como a neurociência pode curar as pessoas. Editora Record
MÓDULO II – EAD NÚCLEO COMUM UNIFIL – EAD: 90h/a
DISCIPLINA XII:
Metodologia da Pesquisa – 30h/a
Ementa:
Contextualização, trabalhos técnicos científicos e a monografia, escolha do tema, tipologia de estudos monográficos, técnicas para coleta de dados e informações, elementos pré e pós-textuais além de formatação e edição.
Bibliografia básica:
BIAZIN, Damares Tomasin. Diretrizes para Elaboração de Trabalhos Científicos, Normas da ABNT e Aspectos Gráficos, Londrina, EdUniFil, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. – 4. ed. – São Paulo : Atlas, 2002.
RÚDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Ementa:
Instrumentos para identificação de oportunidades de novos negócios, bem como os recursos e etapas necessárias para o seu desenvolvimento. Conceitos e perspectivas. Criatividade, motivação e perfil empreendedor. Mudança nas relações de trabalho.
Bibliografia básica:
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 232 p. ISBN 978-85-352-3270-7.#196833
DORNELAS, José Carlos Assis; TIMMONS, Jeffry A.; SPINELLI, Stephen; MELLO, Claudia. Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21. São Paulo: Elsevier, 2010. 458 p. ISBN 978-85-
SALIM, César Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: despertando a atitude empreendedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 245 p. (Coleção empreendedorismo). ISBN 978-85-52
DISCIPLINA XIV:
Ética e Relações Interpessoais 30 h/a
Ementa:
Características e diferenças individuais, assertividade, como lidar com feedback nas relações interpessoais. Ética e suas definições. A ética da ética, em um mundo de complexidade. Ethos planetário e a humanização do humano. Um consenso mínimo entre humanos. A urgência de uma ética global. A cidadania planetária, diálogo obrigatório de todos com todos. O que difere ética de moral? Dignitas Terrae. A carta da terra e a integridade ecológica. O pathos e o cuidado em uma perspectiva ética. Ética e responsabilidade social. Ética e eco espiritualidade. As vertentes éticas e os novos desafios do século XXI.
Bibliografia básica:
MORIN, Edgar, O Método 6 ¿ ÉTICA, Porto Alegre: Sulinas, 2002.
MORIN, Edgar, Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, 3a. ed. São Paulo – Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MORRIS, Tom, E se Aristóteles dirigisse a General Motors? A nova alma das organizações, Rio de Janeiro: Elsivier, 2004.
Público-alvo:
O curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, com formação superior em qualquer área.